
Médio Oriente: Amnistia Internacional acusa Israel de provocar situações de fome em Gaza
Em abril, a Amnistia Internacional acusou as autoridades israelitas de cometerem "genocídio" em Gaza.
Em abril, a Amnistia Internacional acusou as autoridades israelitas de cometerem "genocídio" em Gaza.
A representante da Amnistia Internacional na ONU falou com a SÁBADO antes da conferência sobre a solução dos dois estados. A organização insta os líderes mundiais a tomarem medidas para pressionarem Israel a acabar com a "fome em massa, apartheid e genocídio".
Chiara Sangiorgio, especialista em pena de morte da Amnistia Internacional, explicou à SÁBADO as tendências das penas de morte e execuções relatadas em 2024, ano durante o qual o Irão, Iraque e Arábia Saudita foram responsáveis por 91% das execuções globais.
Inês Subtil, coordenadora de investigação da Amnistia Internacional Portugal, acredita que muitos dos imigrantes com os pedidos rejeitados pela AIMA vão continuar em Portugal, mas "condenados à clandestinidade".
Em Portugal, as manifestações pacíficas são "reprimidas" em "poucos minutos", alega Inês Subtil, da Amnistia Internacional Portugal. Também por cá, Lucília Galo deu uma entrevista reveladora à RTP.
"As manifestações de hoje protegem os direitos de amanhã", frisa Inês Subtil, coordenadora de investigação da Amnistia Internacional Portugal.
No caso de Portugal, os direitos dos migrantes, o acesso a habitação e a violência doméstica são apontados como os principais problemas.
Amnistia Internacional questionou 1.001 residentes em Portugal, sendo que só 10% tinha participado numa manifestação nos últimos cinco anos.
Segundo a Amnistia Internacional o grupo jihadista Boko Haram é o responsável pelos raptos.
O estado do Alabama quer executar um homem condenado a pena de morte através de uma nova técnica, criticada pela ONU e Amnistia Internacional. À SÁBADO, especialista defende que se trata de "retrocesso civilizacional".
Amnistia Internacional alertou para a tendência crescente de gravidade e frequência de eventos extremos, como cheias e incêndios, devido ao intensificar das alterações climáticas.
A ONU, Conselho Europeu e a Amnistia Internacional já alertaram para necessidade de proteger os direitos dos ativistas. Esta sexta-feira, ativistas climáticos atiraram tinta a um quadro de Picasso no CCB, em Lisboa.
O apelo é da Amnistia Internacional Portugal. "A prática de envio de médicos cubanos para missões no exterior por parte do Estado de Cuba não é recente", avisa a organização.
Organização destaca ser igualmente preocupante a "brutalidade policial" no País e o facto de continuarem a ser "inadequadas as salvaguardas contra a violência baseada no género".
O Qatar 2022 é o Mundial mais caro de sempre, tendo custado €220 mil milhões – e durante a construção dos estádios e infraestruturas de apoio terão morrido 15 mil operários (entre 2010 e 2019), de acordo com a Amnistia Internacional. Conheça os estádios onde Portugal vai jogar a fase de grupos.
Amnistia Internacional acusa as autoridades letãs de violarem os direitos de refugiados e migrantes que tentam entrar no país a partir da fronteira da Bielorrússia.